15/08/14

Letra B - Abecedário de perguntas sobre a ecosofia. "Biologia ". Haverá uma biologia ecosófica com Teresa Avelar e António Damásio?

Abecedário de perguntas sobre a ecosofia. Letra B - "Biologia". 

Haverá uma biologia ecosófica com Teresa Avelar e António Damásio? A biologia moderna é ainda antropocêntrica? Como ter uma visão ecosófica do Homo Sapiens, uma visão descentrada? 

Três notas sobre a Biologia antropocêntrica.


"1. A minha observação crítica à Teresa Avelar e ao António Damásio, ao paradigma dominante da biologia, consiste em que este se situa na ontoteologia europeia pós-kantiana: partem do 'sujeito' (animal ou humano) e neste da célula e do ADN, [partem] portanto do DENTRO para o que chamam ambiente, FORA, e os seus raciocínios, teorias e experimentações são feitos nesse epistema, como diria M. Foucault. Partem do dentro para fora.


2. A cena ecológica corresponde ao MUNDO do Ser e Tempo e ao EREIGNIS do Tempo e Ser: é ela que faz doação de cada vivo retirando-se, quer pela procriação a partir da semente de outros vivos, quer pela alimentação; isto é, é DE FORA que o DENTRO da cada animal ou humano é constituído, segunda a lei da selva que rege justamente a alimentação dos animais a partir doutros vivos, plantas ou animais.


3. Fiquei muito chocado por Teresa Avelar não ter compreendido esta lei, que permite compreender a anatomia dos animais, invertebrados ou vertebrados, o que me parece dever-se justamente ao epistema ontoteológico que disse atrás. Também é claro que o neurólogo António Damásio padece do mesmo epistema que ignora a grande reviravolta filosófica do Heidegger, com 85 anos. Grande lentidão do pensamento filosófico a chegar às ciências? Ou nunca vai lá chegar? Não o saberei nunca, dada a lentidão e a minha idade."

Resposta de Fernando Belo, filósofo.


Sem comentários: