16/11/08

As emoções como categoria de análise no estudo da comunicação

A questão do corpo e das emoções começa a ganhar destaque nos estudos acerca da comunicação em contexto digital.

Ver, em primeiro lugar, este log de Madalena Oliveira no blog "webjornal".


"As emoções como categoria de análise no estudo da comunicação

A editora alemã VS Verlag acaba de lançar um livro, pelo menos aparentemente, interessante no que respeita aos novos estudos da comunicação. Emotionen - Medien - Gemeinschaft (Emoções - Media - Comunidade) pretende ser uma análise sociológica da comunicação que encara as emoções como uma categoria a considerar. A ideia parece ser a da integração das emoções na pesquisa social e de comunicação, devendo ser um apelo a todos aqueles que trabalham sobre o mundo social dos humanos para que considerem as emoções como categoria de acção equivalente nas suas análises. Apesar de ainda não ter visto mais do que a apresentação da editora, diria que é um livro muito oportuno, sobretudo num momento em que a informação é frequentemente atravessada pela emoção (interessante a este propósito uma chamada de atenção do Periodista Digital sobre o terramoto no Paquistão: Nos principais portais da imprensa / Fim-de-semana de dor e morte)".

Ver aqui:

http://webjornal.blogspot.com/2005/10/as-emoes-como-categoria-de-anlise-no.html


Também Teresa Cruz publicou um pequeno artigo sobre o tema.

Maria Teresa Cruz, “Técnica e Afecção”, in MIRANDA, J. Bragança e CRUZ, M. Teresa (Org), Crítica das Ligações na Era da Técnica, Lisboa, Tropismos, 2002.






1 comentário:

Anónimo disse...

I learned more about friendship and friends online in your blog and I need to get more friends thorugh you blog to my social networking website and Online friends community to get more entertainment with online friends.





Indian Friends Online Community


Social Network website


Make Money Online