04/08/13

Novas espiritualidades no Facebook: a relação alma, espírito e corpo

In Facebook, página "Tiempos de Paz", 27 de Julho de 2012
Surgem-me muitas vezes no Facebook posts alternativos acerca da alimentação e da medicina baseados em conceitos das novas espiritualidades.
Num deles, apresenta-se uma visão holística da relação das emoções com os orgãos do corpo (ver foto).
De acordo com estes perfis do Facebook, o corpo e os seus "orgãos" e aparelhos" não estão separados do "sentir" subjectivo, da alma e do espírito. Nesta visão, o corpo não é um intrumento funcional e racional da mente ou do espírito, como defende a maioria esmagadora da medicina convencional alopática e o seu aliado principal, as grandes corporações multinacionais da indústria farmacêutica. 



 Nesse sentido, somos apenas energia, mais activa ou mais passiva, em termos orientais, Yang e Yin. Somos apenas alma e espírito e não alma ou espírito, por lado, e corpo, por outro. Os chamados aparelhos digestivo, circulatório, etc não são escravos funcionais como uma fábrica mas antes seres de energia conectados em rede, seres sensiveis às asneiras cometidas pelo ser mental. Estando esse centro em desarmonia com os fluxos da natureza, em "pecado", os outros seres de energia, os chamados orgãos, começam naturalmente a ficar doentes, a tenderem para a falta de moderação, a cairem num dos polos: ou demasiada alma ou demasiado espírito.
Ver post relacionado com este tema:
"As novas espiritualidades no Facebook: verdade ou mistificação?"



Sem comentários: